Santa Maria registra mais de 1,4 mil casos confirmados e dois óbitos por conta da dengue em 2024

Foto: Beto Albert (arquivo/Diário)

Nos primeiros cinco meses de 2024, Santa Maria tem mais de 1,4 mil casos confirmados de dengue. Nas últimas semanas, também foram registradas duas mortes por conta da doença. 

​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

As informações constam no painel atualizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e que voltou a funcionar nesta segunda-feira (27) após problemas técnicos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A ferramenta estava fora do ar desde o dia 6. 

Leia mais

Casos

Até o momento, o município emitiu 2.555 notificações de possíveis casos de dengue. Desse número, 1.469 amostras deram positivo para a doença e 78 seguem em investigação no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen), vinculado ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). 

Em 2023, Santa Maria registrou um surto generalizado de dengue, com mais de 8,4 mil casos. Antes disso, o município nunca havia contabilizado mais de 250 casos confirmados em um mesmo ano. Considerando a possibilidade de um novo surto, a Vigilância em Saúde de Santa Maria iniciou o ano de 2024, realizando ações de pulverização, vistorias em residências e orientações sobre o mosquito Aedes aegypti em áreas anteriormente infestadas.

Óbitos

Em 2024, dois óbitos devido à dengue já foram registrados em Santa Maria. A primeira vítima é um homem de 74 anos, com comorbidades e que estava internado no Hospital Regional de Santa Maria. Ele veio a óbito em 6 de abril. O Cevs confirmou em 29 de abril que a morte ocorreu em decorrência da dengue.

O segundo óbito por conta da doença é de um homem de 77 anos. Ele também tinha registro de comorbidades. A morte ocorreu em 6 de maio. Já a causa do óbito foi confirmada pelo Cevs na última terça-feira (21). 

Ao todo, Santa Maria tem sete mortes por dengue, sendo que cinco ocorreram apenas em 2023.

Dengue em Santa Maria

  • Nº de notificações – 2.555
  • Casos confirmados – 1.469
  • Em investigação – 78
  • Casos inconclusivos – 122 
  • Descartados – 886
  • Óbitos – 2

Dados atualizados em 27 de maio de 2024

Fonte: Painel Estadual de Casos de Dengue

Sintomas

​Ao apresentar sintomas característicos de dengue, procure atendimento médico. A orientação busca evitar o agravamento do quadro e consequentemente, o óbito em decorrência da doença. Os sintomas são:

  • Febre alta com duração de dois a sete dias.
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo e nas articulações
  • Vômito
  • Diarreia
  • Mal-estar geral
  • Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

Vacinas

Uma das soluções apresentadas para o cenário brasileiro são as vacinas contra a dengue, que começaram a ser distribuídas no início do ano. Na primeira etapa, o Rio Grande do Sul não foi contemplado pelo Ministério da Saúde. Após o aumento dos casos e diversos pedidos, a pasta encaminhou as primeiras doses para o Estado em 30 de abril.

Composto por mais de 31,5 mil doses, o primeiro lote foi distribuído entre grupos prioritários de seis municípios: Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha. As cidades foram selecionadas pelo Ministério da Saúde com base no critério do histórico de casos de dengue dos últimos dez anos (2013 a 2023), ficando de fora Santa Maria. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacina contra a Covid-19 está disponível em Santa Maria; veja quem pode se imunizar Anterior

Vacina contra a Covid-19 está disponível em Santa Maria; veja quem pode se imunizar

Campanha nacional de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira; Saiba quem pode receber a imunização em Santa Maria Próximo

Campanha nacional de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira; Saiba quem pode receber a imunização em Santa Maria

Saúde